VÍDEO: Trilha branca chama atenção no céu de Juiz de Fora; entenda fenômeno


Vídeo foi gravado na Zona Norte no fim de tarde da quarta-feira (26). Especialista explica. Trilha branca chama a atenção no céu de Juiz de Fora
O que você faria se visse algo caindo do céu em alta velocidade? No fim da tarde de quarta-feira (26), a cena chamou a atenção do publicitário José Machado e do filho dele, que passavam pela Avenida JK, Zona Norte de Juiz de Fora.
Eles aproveitam o sinal fechado e, de dentro do carro, fizeram um vídeo mostrando o fenômeno.
Compartilhe no WhatsApp
No vídeo pai e filho especulam o que estaria em “queda-livre”. Cogitaram, inclusive, que fosse um foguete caindo.
O g1 procurou um especialista, que disse se tratar de uma situação conhecida como contrail de avião ou “rastros de condensação”.
Segundo o astrônomo e coordenador do projeto brasileiro de pesquisas de meteoros Marcelo de Cicco, que também é parceiro do Observatório Nacional, a trilha branca vista no céu é deixada por aviões a jato em altitudes elevadas.
“Esses rastros são formados por vapor de água e cristais de gelo que se condensam em torno de partículas emitidas pelo motor do avião, como dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e água”, explicou o astrônomo.
Teoria da conspiração dos ‘rastros químicos’
Em algumas situações, os rastros deixados pelos aviões acabam gerando teorias da conspiração, levantando questionamentos sobre produtos químicos lançados da atmosfera.
Uma publicação do fato ou fake explica a questão.
A teoria teria iniciado em 1996 e “acusa a Força Aérea americana de estar envolvida em um projeto de lançar spray com substâncias misteriosas”, e que as imagens mostrariam a instituição “lançando sprays ou gerando padrões incomuns de contrails.
Rastros químicos com componentes propositalmete lançados na atmosfera são, na verdade, rastros de condensação que resultam da transformação dos gases dos motores em vapor de água
Reprodução
“A farsa dos chemtrails já foi investigada e refutada por várias universidades renomadas, organizações científicas e grandes veículos de mídia”, diz uma nota de esclarecimento da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
Também há explicações sobre as “contrails” ou “rastros de condensação”. O calor da exaustão das turbinas choca-se com gotículas de água resfriadas na atmosfera, e os gases da exaustão dos motores transformam-se em vapor de água, formando essas “nuvens” deixadas no rastro dos aviões. O fenômeno, que é natural, também pode ocorrer nos vértices das asas.
*estagiário sob supervisão de Caroline Delgado
LEIA TAMBÉM:
TEMPO: Feriado prolongado do Dia do Trabalhador tem previsão de frio e chuva em Juiz de Fora e região
CONCURSO: Coroa de Miss Universo Minas Gerais será disputada por mais de 30 candidatas em Juiz de Fora
AGENDA CULTURAL: Samuel Rosa, Filipe Ret e TZ são algumas das atrações no fim de semana em Juiz de Fora e região
📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.