Na paz: capivara é flagrada tomando sol em prédio abandonado de Juiz de Fora


Esta não seria a primeira vez que o animal foi visto na Severino Meireles, no Bairro Passos. PM de Meio Ambiente foi acionada, mas roedor não foi localizado. Corporação deve voltar ao local. Capivara foi flagrada tomando sol na Rua Severino Meireles, em Juiz de Fora
g1
Uma cena inusitada foi flagrada na Rua Severino Meireles nesta quinta-feira (26). Nas imagens, uma capivara, tão comum nas margens do Rio Paraibuna, é vista acomodada no edifício abandonado próximo ao número 265 da via, localizada no Bairro Passos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O registro foi feito por uma servidora pública federal que trabalha no entorno e pediu para não ser identificada.
Nas fotos, o animal aparece sozinho em um dos andares do prédio, que fica aos fundos do Hospital de Pronto Atendimento Dr. Mozart Teixeira (HPS).
Uma das imagens mostra a capivara em aparente tranquilidade deitada tomando sol.
Segundo relato de moradores, capivara já foi vista outras vezes no prédio em obras em Juiz de Fora
g1
Segundo a funcionária pública que enviou o material à TV Integração, essa não é a primeira vez que o roedor foi avistado no local.
“Em fevereiro, próximo aos dias de carnaval, ela foi avistada por outras pessoas. Hoje eu também vi. Fiquei preocupada. Ela aparenta boas condições, mas creio que os órgãos precisam avaliar melhor”, relata a mulher.
Animal monitorado
O g1 fez contato com a Polícia Militar de Meio Ambiente, que recentemente foi ao local para avaliar a situação da capivara. No dia da visita dos militares, ela não foi encontrada pela corporação.
Conforme o tenente Júlio César Almeida, há indícios de que o roedor fique no local, mas consiga se mover para uma área de mata nas imediações.
Capivara avistada em prédio com obra parada em Juiz de Fora
g1
“Fazemos o recolhimento de animais quando há risco para o animal ou para o ser humano, além dos casos que ele esteja machucado. Pelo que vimos, ela consegue subir e descer sozinha e deve buscar alimento e água na mata”, avalia.
“Podemos dizer que ela é um animal sinantrópico, que são aqueles que começam a se mover na área urbana. Embora não seja um habitat (prédio) mais comum, ela precisa ficar na beira do rio. Como se adaptou ao local, não seria necessário fazer a retirada”.
No entanto, devido ao novo flagrante, ele diz que os militares retornarão ao endereço na quinta-feira (27) para nova avaliação.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Possíveis filhotes da onça-pintada resgatada em Juiz de Fora são filmados passeando em área de preservação
POLÊMICA: ‘Animal silvestre não é pet’, alerta Ibama após multar influencer que mostrava rotina com capivara no AM
ESTRADAS: Edital para contratação de empresa para reconstrução da centenária Ponte de Sobragy é publicado
📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.